segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O problema das bandas cover

Músico vendo bandas tocando na noite é problema. Quando se é simplesmente público, sem conhecimento prático da coisa, tende-se a curtir bem mais, pois não se nota certos detalhes na execução dos covers, mas quando você é músico, certas cosias irritam.

Não vou citar nomes de bandas, músicos ou local, mas nessa última sexta fui a um famoso bar de rock de São Paulo onde tocariam duas bandas covers de uma banda só e uma de rocks variados.

Entrou a primeira. Vocalista e guitarrista num visual semelhante aos músicos originais, baixista meio deslocado e baterista totalmente. O guitarrista além do figurino e dos instrumentos semelhantes, tinha uma aparência física que lembrava bastante o guitarrista imitado, e o cara tocava muito bem, timbre e habilidade perfeitos, se estivesse menos tímido seria idêntico em todos os sentidos. O vocalista mandava bem, um pouco tímido também, e não alcançava algumas notas absurdas, aquelas que até o original semitona ao vivo, ou seja, o cara estava dentro do humanamente possível. O baixista aparantava não ser fã da banda e que estava lá só pra quebrar um galho/ganhar uma grana, mas não comprometia no som geral, mas o baterista, como diria uma amiga minha, meldels!

O cara era, de longe, tecnicamente o mais fraco da banda, passava reto em todos os detalhes bacanas das músicas e fazia algumas firulas de pedal duplo que não existem nas originais e que acabaram até descaracterizando uma música em específico.

A outra banda parecia mais um catadão de caras pra ganhar uma grana do que um trabalho sério. O guitarrista era muito bom, mas deu umas fritadas desnecessárias, o baixista parecia meio deslocado, mas mandava bem e fazia ótimos backings, o baterista descia o braço, usava muitos pratos, o que poluía as músicas, e não fazia os detalhes mais bacanas, que são um dos maiores diferenciais do batera da banda original, o tecladista parecia reaproveitado de uma banda de pagode, mais deslocado, impossível, e o vocalista, esse tinha uma puta presença e timbre de voz bem próximo do imitado, o único que realmente entendia o conceito de uma banda cover dos que estavam ali no palco.

Porra, se você se propõe a fazer uma banda cover de uma banda só, faça perfeito, kct! Nesse caso, o músico não tem o direito de querer mostrar habilidades que não fazem parte das canções originais, o que se deve fazer é emular timbres, pegada e, se possível, visual e instrumentos da banda imitada. Sim, imitada, é isso que uma banda cover faz, imita a original, e uma boa banda cover é formada por caras bons e humildes o bastante pra deixar o orgulho de lado e fazer um bom show. Agora vou citar um nome: a banda
The Best Maiden Tribute – BR faz isso perfeitamente, e talvez seja esse o motivo pelo qual eles estejam sempre com a agenda cheia e tocando por todo o país mesmo depois de uma divisão com antigos membros.

Na noite de sexta, os caras que tocaram os covers variados, aparentemente uma banda que está começando na noite, foi mais fiel às versões originais do que as duas “exclusivas”. Inaceitável (para as outras).

Aliás, qualquer dia eu falo desse tipo de banda também.

4 comentários:

Felipe Simmons disse...

Fala meu caro tudo bem?

Sou Felipe Simmons da banda KISS Cover Brazil, seu texto é fantástico e realmente fala tudo, acontece isso inúmeras vezes na noite paulistana, Cover é Cover, se o cara toca mais ou menos toque mais ou menos também.

O que grande parte dos músicos Covers não entendem é que vendemos sonho, ninguém quer ver o Slash tocando que nem o Van Halen, ou o Paul Stanley cantando que nem o Bruce Dickson, eles querem se sentir no show da banda imitada.

Concordo quando fala da The Best e diria o mesmo da Children, Ozmossis, The Four Horsemen e algumas outras poucas bandas que levam o Cover a sério.

Abraços

felipesimmons@kisscoverbrazil.com.br

Vivard disse...

Opa, tudo certo, cara, e aí?

Obrigado pelo elogio! E, sim, a Children é o mesmo caso da The Best, mas quis citar só uma das duas e fiquei com a que eu vi depois da separação. Tanto a Ozmossis quanto a Four Horsemen eu nunca vi, mas já me falaram sobre e falaram bem.

Aliás, já vi alguns Kiss Cover (toquei em um até, hehe) mas nunca vi a sua banda também. Vou dar uma olhada no site e conferir algum show. Quando eu for, troco uma ideia com vc pessoalmente!

abraço!!

Felipe Simmons disse...

Opa

Aparece sim cara, se for de Sampa tem Kazebre e Outs semana que vem, te arranjo um Vip

Segue uns videos pra vc conhecer a banda

VIDEOS

KISS COVER BRAZIL – ROCK N ROLL ALL NITE – TV CULTURA
http://www.youtube.com/watch?v=7fXeQkj6EiA


KISS COVER BRAZIL – DETROIT ROCK CITY – TV CULTURA
http://www.youtube.com/watch?v=0qrNeZM4vQs&feature=related


KISS COVER BRAZIL NO IRRITANDO FERNANDA YOUNG COM ZECA CAMARGO (GNT)
http://www.youtube.com/watch?v=SloR-Yya8r0


KISS COVER BRAZIL – Deuce – Ozanime Fest 2010
http://www.youtube.com/watch?v=jpWl9z7UIG0&feature=related

Vivard disse...

Já combinei com um pessoal de ir no Kazebre dia 25 sim.

Vou conferir os vídeos!